Faculdade Grau

Construindo conexões: Superando as barreiras e fortalecendo as relações humanas no Ensino à Distância

Por: Faculdade Grau

13/06/2023

Já falamos aqui no blog, sobre como a pandemia do Covid- 19 foi responsável por mudar completamente a vida das pessoas ao redor do mundo. Porém essas consequências são vistas até hoje, fazendo parte do “novo normal”. É perceptível notar que, o avanço da tecnologia se fez necessário para suprir as demandas que antes eram somente feitas de forma presencial. Porém, como ficaram as relações humanas depois disso?

Nossas vidas, por dois anos, se tornaram completamente digitais, onde as interações entre pessoas só eram possíveis por meio das telas dos celulares e computadores. Quando falamos da educação, por exemplo, as aulas tiveram que ser totalmente modificadas, para que não houvesse nenhum atraso nos ensinos. Este foi o começo do Ensino da Distância (EaD).

Como todo início de um novo projeto, não foi fácil se acostumar a esse método de ensino, afinal de contas, são séculos de costume que temos, em relação a aulas totalmente presenciais, com contato direto entre alunos e professores. Pais e estudantes e até mesmo educadores, tiveram bastante dificuldades em lidar com esse novo método.

Então, como que superamos essas dificuldades com o EaD e como que mantivemos as relações entre as pessoas em uma era cada vez mais digital? É sobre isso que falaremos no texto de hoje.

Continue com a gente, para saber mais sobre o papel da educação com o novo modo de ensino a distância.

No texto de hoje, você vai encontrar os tópicos:

A importância do contato humano na educação

Professora em sua sala de aula, com seus alunos debatendo o assunto.

As ligações humanas são fundamentais na educação, pois ajudam a construir um ambiente saudável, colaborativo e que estimula a aprendizagem. Quando as relações são bem estabelecidas e respeitosas, tanto entre os alunos quanto entre os professores e estudantes, é possível desenvolver uma convivência mais harmoniosa dentro da escola e sala de aula.

Além disso, um bom relacionamento com os alunos ajuda os professores a compreenderem melhor suas necessidades, dificuldades e interesses, podendo assim ajustar sua metodologia de ensino para melhor atendê-los e incentivá-los.

Estas interações também são essenciais para a formação do caráter e da personalidade dos alunos. Quando ensinamos valores como respeito, empatia, cooperação e solidariedade, estamos formando cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com o próximo.

Então, como ficou estas interações entre os alunos, com o EaD?

É o que veremos a seguir, no próximo tópico.

Barreiras para as proximidades humanas no EaD

Aluna assistindo aula por seu notebook.

Sabemos que o ensino a distância veio como facilitador para muitos estudantes se manterem em dia com os seus estudos, não somente em razão da pandemia, mas hoje em dia também é uma opção para ajudar aqueles que não tem como se locomover da sua casa para a escola/faculdade.

Porém, mesmo sendo uns dos pontos positivos em relação ao EaD, ainda existem algumas barreiras educacionais enfrentadas pelos alunos e destacamos algumas para você:

Algumas das principais barreiras para as conexões humanas no EaD são:

  1. Falta de contato físico: A ausência de contato físico impede o desenvolvimento de laços pessoais e dificulta o estabelecimento de relacionamentos mais próximos.
  2. Dificuldade de comunicação: A comunicação no EaD é feita por meio de mensagens escritas ou vídeos chamadas, o que pode gerar ambiguidade e afetar a compreensão e clareza das mensagens.
  3. Falta de interação em tempo real: A falta de interação em tempo real pode dificultar a resolução de problemas imediatos e diminuir a sensação de pertencimento a um grupo.
  4. Dificuldade de se expressar: Algumas pessoas podem se sentir inseguras em se expressar por escrito e precisar de mais tempo para desenvolver habilidades de comunicação escrita.
  5. Dificuldade em estabelecer objetivos comuns: A falta de interação face a face pode dificultar o estabelecimento de objetivos comuns e a definição de estratégias eficazes para alcançá-los.

Mas, diferentemente do que pode está parecendo no conteúdo de hoje, queremos mostrar que sim, a educação humanizada pode estar presente no digital, por mais que tenhamos visto até agora pontos negativos sobre elas.

Por isso, agora que já falamos sobre essas desvantagens, que tal conhecermos algumas estratégias que podem ser usadas, para que o ensino a distância se torne uma alternativa positiva para quem deseja estudar, porém tem certas dificuldades em estudar de modo presencial?

Continue com a gente no próximo tópico.

Estratégias para superar as barreiras no EaD

Professora dando aula para sua turma por vídeo chamada.

Como falamos no tópico anterior, acreditamos que sim, o Ensino a Distância tem muito a agregar a quem deseja realizar seus estudos, como em uma graduação, por exemplo. Sim, no início de tudo, houve problemas a serem enfrentados, dificuldades de todos aqueles ligados a esse sistema, de como usá-lo da maneira correta e como levar o mesmo do ensino presencial para dentro da tela.

Mas com o passar dos anos, isso foi mudando e evoluindo, os professores foram criando mais aulas dinâmicas, pensando em atividades que envolvessem a todos, de forma criatividade, que prendesse a atenção e ainda assim, conseguisse abstrair o conteúdo informado.

Pensando em uma forma de lhe ajudar, a organizar melhor seu tempo de estudo, no EaD, separamos alguns pontos que você pode seguir:

  • Estabelecer uma rotina: é importante criar um cronograma para as atividades a serem realizadas no EaD, com horários definidos para estudar, para fazer trabalhos e para participar de aulas online.
  • Ter um espaço adequado para estudar: é importante ter um local tranquilo e silencioso em casa para realizar as atividades do EaD, de preferência com uma mesa e cadeira confortável.
  • Participar das atividades do curso: é importante interagir com professores e colegas participando das atividades do curso, como fóruns e debates online. Isso ajuda a manter o engajamento e o interesse no conteúdo.
  • Utilizar recursos tecnológicos: é importante estar familiarizado com as ferramentas tecnológicas utilizadas no EaD, como plataformas de ensino, aplicativos, e-mails, chats, videoconferências, entre outros recursos.
  • Estabelecer metas: é importante definir objetivos claros e realistas para o aprendizado em EaD e monitorar o progresso em relação a essas metas.
  • Solicitar ajuda quando necessário: é fundamental procurar auxílio de professores ou tutores em caso de dúvidas sobre o conteúdo ou dificuldades em realizar as atividades do curso.
  • Manter a disciplina: a disciplina é fundamental para o sucesso no EaD, mantendo o foco e a concentração nas atividades de aprendizado.

Porém, você deve estar se perguntando “como ficam as interações humanas menos digitais?”. Preste atenção no tópico a seguir.

Como humanizar o ambiente virtual de aprendizagem?

Imagem representativa de uma aula por vídeo conferência.

Falamos mais cedo que, no ensino presencial a aproximação do aluno com o professor, facilita o entendimento do educador, em relação ao que o estudante está sentindo mais dificuldade, assim podendo preparar atividades mais personalizadas, ajudando o aluno a superar as suas dificuldades e aprender de uma forma diferente, o mesmo assunto que seus colegas, sem ser deixado para trás.

Isso deve continuar no ensino digital. Os professores devem estabelecer canais de comunicação claros e com frequência para que os alunos possam interagir, criando também atividades interativas para envolver os alunos na aprendizagem, como quizzes, vídeos explicativos e simuladores.

Essa preocupação de gerar um conteúdo de qualidade para os alunos, pode ser vista nos professores da Faculdade Grau.

O papel dos professores no EaD

Professora gravando aula em seu smartphone.

Os professores do Grau sabem que têm um papel fundamental no fortalecimento das ligações humanas no Ensino a Distância. Como mediadores do processo de aprendizagem, eles são responsáveis por criar um ambiente acolhedor e colaborativo, onde os alunos possam se sentir à vontade para compartilhar suas ideias e experiências.

Para isso, eles sabem da importância de investir em estratégias de interação, como já falamos mais cedo, dando exemplos como: fóruns de discussão, videoconferências e atividades em grupo.

Além disso, os professores Grau estão sempre atentos aos aspectos emocionais e psicológicos dos alunos. Em um ambiente virtual, muitas vezes distante e impessoal, pode-se criar uma sensação de isolamento e desconexão. Nesse sentido, é importante que o professor esteja disponível para escutar e apoiar os alunos, seja através de mensagens, e-mails ou videoconferências individuais.

Por fim, nossos educadores irão sempre promover a diversidade e a inclusão no ambiente virtual, valorizando as diferentes opiniões e experiências de cada aluno. Isso fortalece a relação de respeito mútuo e enriquece o processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades como empatia, tolerância e diálogo construtivo.

Falando sobre inclusão, temos um conteúdo bem legal aqui no blog que fala sobre o assunto e como é importante tratar sobre o assunto, para que os professores saibam como lidar com as diferenças na sala de aula.

Clique aqui, e leia o nosso texto falando sobre inclusão.