Faculdade Grau

A participação das redes sociais na educação a distância no Brasil

Por: Faculdade Grau

17/05/2023

Sabemos que as redes sociais são um grande sucesso, principalmente no mundo do empreendimento, afinal, elas viraram um ótimo meio de compra e venda de produtos, além de serem uma vitrine para expor o seu negócio e serviços. Mas o que muitos não sabem, é que elas também podem ser utilizadas para o ensino, principalmente na educação a distância. Quer saber como? Então continue lendo, que vamos lhe mostrar.

Antes de iniciarmos nosso assunto, é interessante saber o que são as redes sociais. Bom, no seu conceito teórico, são sites e aplicativos, usados por pessoas ou organizações, para se conectarem com familiares e amigos, que compartilhem dos mesmos interesses. As redes mais conhecidas mundialmente são: Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok, entre outras.

Mas, como elas podem ajudar na educação a distância? Dando a oportunidade de gerar comunicação entre alunos e professores, sem precisar estar em um local, de forma presencial. Ao utilizar plataformas digitais, é possível compartilhar informações relevantes, criar fóruns de discussão, realizar atividades colaborativas, transmitir conteúdo por meio de vídeos ao vivo e ampliar o alcance da educação no formato EaD.

Além disso, as redes sociais podem ser usadas para criar comunidades de aprendizagem, onde os estudantes podem se conectar, interagir e trocar conhecimentos com seus colegas de classe, mesmo à distância. Dessa forma, as redes oferecem uma maneira única de enriquecer o processo de aprendizado e torná-lo mais envolvente, interessante e engajador.

Sabendo disso, vamos explorar mais no texto de hoje, os benefícios das redes para o ensino a distância, quais as plataformas mais recomendadas para realizar essa tarefa e como utilizá-las de forma correta para levar os estudos aos alunos.

No texto de hoje, contém os tópicos: 

Benefícios das redes para a educação EaD

imagem ilustrativa de uma mesa com computador, bloco de notas, caneta e um smartphone.

Como falado, as redes têm o poder de quebrar a barreira do distanciamento e conseguir conectar pessoas que podem estar a quilômetros longe de onde você mora. Sabemos que seu uso aumentou devido a chegada do Covid-19. E foi justamente nesta época em que o formato de aula EaD precisou ser implementado, para que os alunos não sofressem com atraso nos seus estudos.

EaD nada mais é que o ensino a distância. No início, foram vários os desafios, encarados pelos professores e alunos, afinal temos o costume de anos, das aulas serem presenciais, no ambiente escolar e migrar para um formato nada conhecido, gerou um pouco de receio, quanto a qualidade do ensino/aprendizado.

Mas, com o passar do tempo, foi visto que este modo levou vários benefícios para os estudos, principalmente os coletivos. Por essa razão, trouxemos 5 pontos positivos em que a educação a distância se destacou:

  1. Acesso a conteúdo atualizados em tempo real:

Acreditamos que este ponto já esteja bem explicado. Com o acesso à internet e as redes online de ensino, temos a chance de receber conteúdos atualizados, com temas para serem estudados nas próximas aulas. Caso fosse usado um material didático impresso, seria preciso comprar um novo exemplar, para se manter em dia com as informações.

  1.  Interação com colegas de curso:

Como falamos mais cedo, dentro das redes podemos gerar uma maior interação entre os professores, alunos e colegas de classe, realizando atividades mais dinâmicas, que precisem da comunicação entre todos, para funcionar.

  1. Possibilidade de criar grupos de estudo:

Um dos pontos que ajudou bastante a evolução do ensino EaD, foi a possibilidade de criar grupos para debaterem e estudarem sobre os assuntos vistos dentro da sala de aula. Sabemos que nem todos podem se locomover, para estudar de forma presencial com um colega. Então com uso das redes, isso foi um facilitador para tal ação.  

  1.  Facilidade de compartilhamento de informações:

Muito ligado ao primeiro tópico, este aqui também tem grande importância. Veja bem, o professor em seu momento de estudo sobre o assunto a ser tratado na aula, pode compartilhar através das redes, algum artigo, texto, notícia sobre o tema com os seus alunos, os deixam informados sobre o que será tratado na aula e fazendo com que eles tenham acesso, sem precisar esperar ir à escola presencialmente.

  1. Personalização do aprendizado:

As redes dão oportunidade de criar atividades mais criativas, que explorem mais o conhecimento do aluno, para que ele aprenda, de uma forma mais dinâmica, sobre o que está sendo estudado. Atividades práticas, mas de forma divertida, são uma ótima opção de ensino. Uma plataforma que foi bastante utilizada e até hoje faz sucesso, é o Kahoot.

Agora que já vimos alguns benéficos e citamos o nome de uma plataforma usada como meio de ensino, achamos que devemos trazer mais alguns exemplos que ainda hoje são usados no EaD. Então, continue com a gente para saber mais sobre plataformas educacionais.  

Plataformas digitais para estudo

imagem ilustrativa de um homem navegando na internet pelo seu notebook.

Já que estamos falando sobre redes sociais em nosso conteúdo de hoje, não poderíamos deixar de destacar algumas plataformas, que até hoje são utilizadas. Afinal, o EaD ainda é uma opção de ensino para quem deseja realizar, por exemplo, uma faculdade, mas não tem como se locomover ao local ou porque os seus horários se chocam com as das aulas.

Então, sem mais delongas, conheça 5 redes sociais utilizadas na educação a distância.

  •  Moodle: Plataforma online, voltada para a produção de cursos e sites na internet. Ele é um software livre, que pode ser configurado, personalizado e utilizado de acordo com o curso que será ofertado e as necessidades da Instituição de ensino.
  • Kahoot: Citamos essa plataforma mais cedo. Ela é excelente para se aprender, jogando. Com ela, é possível criar diversos questionários, sobre vários temas e dar as opções para os alunos selecionarem qual a resposta correta.
  • Google Classroom: É uma sala de aula criada pelo Google, como forma de levar ao digital as atividades presenciais. Então é possível convidar os alunos da turma, criar atividades, atribuir tarefas, enviar mensagens e acompanhar o progresso dos alunos, tudo de forma online.
  • Facebook: É uma ferramenta muito útil, por facilitar a interação e a comunicação entre estudantes e professores, além de oferecer uma maneira prática e acessível para compartilhar conteúdo complementar, com a criação dos grupos de estudo.
  • Instagram: Com suas capacidades de compartilhamento de fotos, vídeos e conteúdo curto, o Instagram pode ser um meio eficaz e envolvente para entrega de conteúdo educacional, como compartilhamento de informações e colaboração em projetos.

Agora que já conhecemos algumas das plataformas mais usadas pelos educadores e educandos, precisamos discutir qual a melhor forma de usá-la, criando estratégias para que os alunos não percam o seu foco de estudo, mas que também elas sejam vistas como algo atraente e positivo para o seu modo de aprendizado.

Como usar as redes de forma adequada para estudo?

Criança estudando em frente a um notebook.

Entendemos, por mais que trouxemos pontos bastante positivos sobre o uso de plataformas digitais, que exista a preocupação do desenvolvimento do aluno. Afinal, algumas das redes que citamos, são usadas mais como meio de entretenimento, do que de estudo.

Então como a Instituição de ensino, junto com os professores podem criar uma estratégia para utilizar as redes sociais na educação a distância? Separamos alguns tópicos, que podem ser seguidos. Confira.

  • Definir objetivos claros para o qual será usado;
  • Selecionar a rede social mais adequada;
  • Estabelecer um cronograma de publicações;
  • Produzir conteúdo relevante e atualizado;
  • Estimular a interação entre os alunos.

A escola terá um papel fundamental no uso das redes sociais no ensino a distância, pois deve orientar e incentivar o uso seguro e responsável das tecnologias digitais pelos alunos. E é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

O papel da Instituição no EaD

Criança estudando com um fone de ouvido.

Tudo no mundo digital está em constante transformação e evolução e cabe às escolas, estarem acompanhando esses processos, para sempre estarem atualizadas. Ao acompanhar essas atualizações, as instituições de ensino serão capazes de desenvolver planos de estudo e grade curricular, relevantes, atualizados e adaptados às necessidades dos alunos.

Essas atualizações do mercado são cruciais para melhorar a qualidade e a experiência dos alunos em sala de aula, pois garantem que as instituições de ensino estejam alinhadas com as tendências e práticas mais recentes em suas respectivas áreas.

Podemos ver esse desempenho na Faculdade Ead, que sempre busca levar o melhor aos seus alunos, no mundo online, os preparando para enfrentar o mercado de trabalho e conseguir atuar na sua futura área de formação.

A Faculdade Grau tem como missão levar o Ensino Superior, de forma presencial e EaD, para formar profissionais cada vez mais preparados para o mercado do futuro. A Instituição conta com os cursos de Pedagogia, Administração e Engenharia de Produção, com a duração de 4 anos, cada. Além disso, criou a sua própria Agência de Emprego, para ajudar os seus alunos a conquistarem o seu lugar no mercado, tendo todo o suporte necessário da Instituição em que estuda.

Vendo o quanto o Grau se preocupa com educação, para formar um profissional capacitado, ela também acredita que a educação tem um papel de extrema importância na construção social. Temos um conteúdo bem bacana aqui no blog sobre o assunto e para acessá-lo, basta clicar aqui.