Faculdade Grau

A importância de um profissional especialista na transformação digital de uma empresa

Por: Faculdade Grau

02/05/2023

Já falamos aqui no blog o quanto a tecnologia e seus avanços vêm transformando a vida da população, não somente no trabalho, como também na rotina do dia a dia em casa e até nos estudos. Como já mencionamos sobre este assunto dentro das escolas e as plataformas digitais como meio de aprendizagem, no texto de hoje, nada mais justo do que falar sobre a presença digital dentro do mercado de trabalho, mais especificamente nas empresas.

Antes disso, é de fundamental importância explicar o que é a presença digital. Bom, em seu conceito, de forma simples de entender, é a empresa física está presente no ambiente on-line. Por exemplo, quando você quer pesquisar sobre uma Faculdade EaD, você vai na página de busca ou nas redes sociais, certo? Quando a busca apresenta resultados, com nomes das Instituições, significa que elas estão no mundo on-line, ou seja, ela tem site, redes sociais e outros meios de comunicação dentro da plataforma digital.

O crescimento do uso da internet como meio de fazer negócio, cresceu em razão da pandemia do Covid-19. Como forma de nos prevenir, o isolamento social foi requisitado para toda a população mundial, porém a vida não parou. Então, como continuar realizando tarefas, como comprar alimentos, por exemplo, sem sair de casa? É aí que entra o mercado digital.

O mercado digital nada mais é do que as empresas terem a oportunidade de trabalharem de forma conectada ao meio on-line, vendendo seus produtos pelas plataformas digitais, como sites, Instagram, Facebook, WhatsApp, entre tantos outros meios possíveis. Adaptando-se a esse meio, as empresas vão conseguir ter mais visibilidade para a marca, melhor relacionamento com o público-alvo, aumento das vendas e do faturamento. Porém, estes e outros pontos serão mais explorados no decorrer do artigo.

Então vamos juntos, no texto de hoje, descobrir mais como funciona o mercado online e destrinchar mais as suas vantagens para as empresas se tornarem digitais e alavancar os seus negócios, além do papel do profissional por trás de todo esse funcionamento administrativo.

No texto de hoje, você encontra os tópicos:

Vantagens e desvantagens do e-commerce 

Como vimos, o mercado digital vem crescendo com o passar dos anos. Em um relatório da Webshoppers, no primeiro semestre do ano de 2021, o e-commerce, conhecido como o comércio na internet, bateu recorde de vendas no Brasil, alcançando 31% de crescimento, movimentando R$53,4 bilhões. E não parou por aí.

Quase 60% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença digital durante a pandemia. Esses dados só comprovam que as empresas digitais estão ganhando cada vez mais o mercado, aumentando o seu crescimento de negócio, como também dando a oportunidade de evoluir suas vendas, alcançando todas as regiões do país.

Mas, não foi assim tão fácil chegar a esse resultado. Por ter sido algo tão repetitivo, essas mudanças foram feitas de forma quase que imediata, o que levou a alguns desafios enfrentados pelas empresas que precisaram realizar esta migração do físico para o online. Decidimos destacar 4  pontos, para você entender melhor.

  1. Manter a conexão com o público:

A presença digital pode ser uma vantagem, mas também pode ser um desafio. É importante permanecer em contato com o público, para mantê-lo sempre fiel ao seu negócio e uns dos obstáculos enfrentados foi a maneira como atender ao cliente de forma humanizada e imediata pelas plataformas.

  1. Concorrência intensificada:

Por estarem presentes dentro de um mesmo ambiente, a concorrência em relação ao serviço oferecido pela empresa, se intensifica. Por isso, foi importante dedicar tempo e recursos para se destacar, como o investimento em publicidade online.

  1.  Mudança de comportamento do consumidor:

A pandemia transformou as pessoas em consumidores mais exigentes, conscientes e orientados por qualidade e valor. As empresas tiveram que responder a essas mudanças, adaptando suas estratégias de marketing e se esforçando para fornecer serviços e produtos de alta qualidade que atendam às necessidades do cliente.

  1. Gestão da reputação:

A reputação é tudo na era digital. As empresas precisam monitorar constantemente o feedback online e não tomar decisões precipitadas, ao tentar responder às críticas dos clientes. Uma resposta mal gerenciada pode causar sérios danos à imagem da empresa.

Por mais que existam desafios para ingressar e continuar no âmbito online, ao longo desses anos, as empresas foram evoluindo junto com os avanços dos negócios digitais, aprendendo com esses desafios a como crescer no mercado, sem deixar o cliente na mão e ainda sim conseguir se manter à frente dos demais concorrentes.

Por isso, agora vamos trazer de volta os pontos positivos que já citamos no início do texto e acrescentamos mais alguns, sobre as vantagens da migração do negócio físico para o online.

  1.  Maior visibilidade para a marca:

Como dito, com uso das redes sociais, a empresa pode atingir um público muito maior do que aquele que era apenas focado para atendimento físico. Por isso, investir em uma equipe de gestão de marketing é fundamental para ter esse alcance de clientes. 

  1. Melhor relacionamento com o público-alvo:

Este ponto está muito ligado ao primeiro. Quando conseguimos ter um alcance maior de clientes com as nossas redes, maior são as chances deles se tornarem fiéis à empresa, pois sabem que podem contar com a empresa quando precisarem. 

  1. Redução de custos com publicidades no mundo físico:

Batendo na mesma tecla, o uso das redes sociais é de grande vantagem para fazer seu negócio ser visto, sem investir muito. Por exemplo, elas permitem que se crie anúncios segmentados por público-alvo, o que diminui a necessidade de anúncios em mídias em massa, que podem ser mais caros.

  1. Aumento das vendas e do faturamento:

Com o crescimento de visibilidade da sua loja, além da praticidade dos clientes de conseguirem realizar as compras sem sair de casa, as suas vendas irão conseguir alavancar, justamente por você oferecer ao seu público, opções de compra e venda, sem gerar transtorno.

Podemos ver o quanto os negócios digitais têm resultados positivos, não somente para os seus clientes, como também para a empresa. Mas é importante manter uma constância em certas ações, para conseguir fidelizar o cliente, sempre o deixando atualizado sobre o que está havendo em seu negócio, seja em lançamento de produtos, promoções, entre outros serviços. E é sobre isso que iremos falar a seguir.

Como manter sua empresa digital ativa?

Mulher, em sua sala, fazendo comprar pelo seu notebook.

Já ficou claro que o uso da tecnologia para o seu negócio tem mais vantagens do que desvantagens, certo? Porém, é preciso manter uma constância de conteúdo para sempre deixar o seu cliente atualizado sobre o que está havendo na sua empresa.  É importante investir em uma equipe de gestão de marketing ­- ponto que já destacamos-, para pensar em conteúdos voltados ao que o seu público-alvo necessita.

Pensando nisso, trouxemos alguns tópicos para você e sua equipe seguiram, para conseguir deixar suas redes ainda mais atrativas e prender a atenção dos seus clientes e potencializar a chegada de novos.

O primeiro passo, acreditamos que já ficou claro, é a criação das contas profissionais em redes sociais como Facebook e Instagram. Mas, além dessas redes, também é interessante a criação de site/blog. Esse meio de comunicação, pode ser mais uma vitrine para o seu negócio, pois dentro do mesmo espaço, você pode apresentar a sua marca, vender os seus produtos, tirar dúvidas dos clientes com a criação do FAQ, com as perguntas mais constantes, entre outros pontos.

Mas é importante, sua empresa entender que não basta apenas estar on-line nas redes. É necessário criar um cronograma, para que os seus clientes sempre recebam as notícias sobre sua empresa e o que está acontecendo nela.

Pensando nisso, trouxemos alguns pontos que vão lhe ajudar:

  • Consistência na criação de conteúdo: é fundamental, pois ajuda a manter uma linha de comunicação clara e coerente com seu público. Ao produzir conteúdo com frequência e regularidade, você mantém o interesse do seu cliente e constrói uma marca confiável e reconhecida. Isso significa que os seus leitores ou seguidores sabem o que esperar do seu conteúdo e podem acompanhar o seu desenvolvimento a longo prazo.
  •  Monitoramento e análise de métricas: é essencial para o sucesso de uma empresa ou negócio. Ele ajuda a entender como seus produtos e serviços estão sendo recebidos pelos clientes, quais campanhas de marketing estão funcionando e quais precisam ser adaptados ou cancelados, qual é o desempenho financeiro da empresa e muito mais.
  • Acompanhamento das tendências do mercado: As tendências são indicadores importantes para o desenvolvimento do negócio. Ligado ao ponto anterior, o monitoramento ajuda a identificar padrões e tendências importantes, permitindo que a empresa adapte suas estratégias para continuar a crescer e prosperar.
  •  Foco em inovação e diferenciação da concorrência: Por estar presente no mesmo espaço online, é importante sempre acompanhar a concorrência, para que seu negócio busque sempre uma inovação, mesmo se tratando da venda dos mesmos produtos/serviços. Ofereça algo a mais do que apenas os seus produtos, como dicas de como usá-lo no dia a dia.

O profissional por trás do digital

mulher, olhando o produto que chegou de uma compra online.

Já falamos sobre plataformas digitais, como elas são necessárias para o crescimento do seu negócio, como utilizá-las da forma correta e até dicas para mantê-las atualizadas. Porém, falta um personagem importante que vai ficar por trás do gerenciamento dessas atividades e é o profissional Administrador.

Sim, este profissional também está presente no gerenciamento do digital dentro das empresas. Ele tem o papel fundamental, pois fica responsável por planejar, coordenar e executar estratégias de marketing digital para fortalecer a imagem da empresa na internet, com a definição e criação de conteúdo, analisar dados de campanha, definir os objetivos, selecionar os canais que serão utilizados, além é claro de gerir a equipe.

Mas para fazer parte da administração de empresas, é importante se capacitar na área. Por essa razão, indicamos o curso de Ensino Superior em Administração da Faculdade Grau. É oferecido no formato em EaD, com a duração de 4 anos, com carga horária de 3.260 horas aulas.

Essa graduação forma um profissional com conhecimento nas diferentes áreas que formam uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, estudando a gestão de empresas e organizações. Os principais temas abordados incluem contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos, logística e gestão de operações.

O setor de atuação de um profissional graduado em Administração é um dos mais abrangentes no país, com o foco em ter profissionais capazes de gerenciar efetivamente organizações em um ambiente de negócios em constante mudança. Este profissional tem a média salarial de R$ 3.094,00. 

Falamos mais cedo que um Profissional Administrador pode gerir uma equipe de Gestão de Marketing. Quer saber mais como é o seu papel neste setor? Temos um conteúdo bem legal sobre o assunto e para acessá-lo basta clicar aqui.