Com um mundo cada vez mais tecnológico, é impossível para as empresas manterem os meios de vendas dos seus produtos no passado e não evoluírem junto com a atualidade. O que queremos dizer é que, o avanço da tecnologia veio para mudar nossa vida, tornando processos, que antes eram demorados, em algo mais simples. Um grande exemplo, é o uso das redes sociais como meios de vendas, como citamos logo no início. Com isso, alguns processos tiveram que sofrer mudanças, como é o caso da gestão de marketing.
Falando do Brasil, hoje o país ocupa o 5º lugar de usuários de redes sociais, ao redor do mundo. Atualmente, há mais de 160 milhões de usuários de usuários de mídias sociais no país e a previsão é que esse número cresça 13% até 2025, somando mais de 180 milhões. Sabendo desses números, as empresas viram uma ótima oportunidade para criar seus perfis nas redes e assim conseguir alavancar seus negócios.
As redes sociais, como podemos ver, se tornaram ferramentas fundamentais para as empresas participarem da jornada de compra do cliente. Afinal, é dessa forma que uma empresa terá contato com milhões de usuários que estão diariamente fazendo pesquisas para decidir se devem ou não comprar e onde realizar essa ação.
Podemos considerar o Facebook e Instagram como duas ótimas opções para serem utilizadas como canais de venda, já que elas dão a opção de serem criadas contas profissionais, sendo o início do negócio digital da empresa.
Mas se enganou quem pensou que o texto de hoje seria sobre redes sociais, embora elas estejam ligadas ao assunto principal. Hoje, iremos falar sobre gestão de marketing e como ela é importante para que os objetivos das empresas, no caso suas vendas, sejam alcançadas.
No artigo, você vai encontrar os tópicos:
- O que é gestão de marketing?;
- Como um administrador pode atuar na área?;
- Torne-se um administrador;
- Conheça o Comércio Exterior.
O que é gestão de marketing?
![pessoas se cumprimentando com as mãos em uma mesa de reunião.](https://cms.faculdadegrau.com.br/wp-content/uploads/2023/04/O-que-e-gestao-de-marketing-1024x576.png)
Antes de falarmos como é na prática a gestão de marketing, precisamos falar o que ela é na sua teoria. Bom, a gestão são atividades como gerenciamento de processos, ações e conjuntos de estratégias, com o objetivo de identificar as necessidades e desejos do cliente, além de criar serviços que atendam essas necessidades.
Também tem como missão, promover esses produtos ou serviços para o público-alvo. Esta é uma atividade fundamental para a sobrevivência e o sucesso de uma empresa, pois contribui para o aumento de vendas, conquista de novos clientes e fidelização dos clientes já existentes.
Para conseguir colocar essas atividades em ordem, é preciso ter uma equipe de marketing, que vai ficar responsável por:
- Estudar o mercado e elaborar estratégias para posicionar o produto ou serviço da empresa de forma competitiva;
- Definir o público-alvo e criar campanhas publicitárias que atinjam esse público;
- Gerenciar e calcular o orçamento de marketing da empresa;
- Identificar e desenvolver parcerias estratégicas;
- Monitorar e analisar métricas de desempenho das campanhas de marketing para avaliar o retorno sobre o investimento;
- Comunicar-se com outras áreas da empresa (como vendas, recursos humanos e finanças) para garantir a integração e alinhamento das estratégias;
- Fazer pesquisas de mercado e análises de tendências para entender melhor a concorrência e antecipar mudanças no mercado;
- Identificar oportunidades de negócio e desenvolver novos produtos ou serviços que atendam às necessidades do público-alvo.
Para comandar a equipe, temos o gestor de marketing que fica responsável por gerenciar a equipe, definindo objetivos, metas e indicadores de desempenho, além de planejar, implementar e monitorar estratégias de marketing que ajudem a atrair e fidelizar clientes para uma empresa.
Mas se engana quem pensa que somente um profissional de marketing pode atuar nesta área. Um administrador pode fazer parte dessa equipe e é sobre isto que vamos falar no próximo tópico.
Como um administrador pode atuar na área?
![Executivos em reunião numa mesa de escritório.](https://cms.faculdadegrau.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Como-um-administrador-pode-atuar-na-area-1024x576.png)
Como sabemos, um profissional formado em Administração pode trabalhar em diferentes áreas do mercado, como empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e empreendimentos próprios.
Suas principais atividades incluem planejamento estratégico, gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais, coordenação de projetos, análise de mercado, tomada de decisões e liderança de equipes. O objetivo principal do profissional de administração é garantir a eficiência e eficácia das operações de uma organização, visando sempre o crescimento e a sustentabilidade da mesma.
Quando falamos de um administrador na gestão de marketing, ele fica responsável por:
- Definir a estratégia de marketing junto com a equipe e garantir que ela esteja alinhada com os objetivos da empresa;
- Monitorar o desempenho das atividades de marketing e avaliar os resultados;
- Gerenciar o orçamento de marketing e garantir que os recursos sejam alocados com eficiência;
- Identificar oportunidades de crescimento e desenvolver planos de ação para aproveitá-las;
- Gerenciar campanhas publicitárias e promocionais;
- Supervisionar a produção de materiais de marketing, como folhetos, catálogos e banners;
- Gerenciar as redes sociais e a presença online da empresa;
- Coordenar as relações públicas.
Torne-se um administrador
![Executiva, em sala de reunião com seu computador](https://cms.faculdadegrau.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Torne-se-um-administrador-1024x576.png)
Se você deseja atuar na área de gestão, focando na parte administrativa, indicamos a formação no Ensino Superior no Curso de Administração. Ele é oferecido pela Faculdade Grau, no formato em EaD, com a duração de 4 anos, com carga horária de 3.260 horas aulas.
Dentro da sua grade curricular, o aluno vai poder estudar assuntos como Administração da Produção e Operações, Administração de Marketing, Administração de Sistemas de Informação e Comunicação, Administração Financeira, Atividades Complementares, Comportamento do Consumidor, Contabilidade.
Além disso, também é visto a parte de Direito do Trabalho e da Previdência, Direito empresarial e tributário, Economia e Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Estatística Aplicada à Administração, Estratégia Empresarial, Estudos Raciais, ambientais e problemas contemporâneos, Estudos sociológicos, antropológicos e políticos e muito mais.
Essa graduação forma um profissional com pleno conhecimento nas diferentes áreas que formam uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, estudando a gestão de empresas e organizações, incluindo planejamento, organização, direção e controle de recursos e atividades. Os principais temas abordados incluem contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos, logística e gestão de operações.
No mercado de trabalho, este profissional pode encontrar vagas em diversas áreas diferentes, como: nos processos administrativos de organizações em geral, gerindo equipes, recursos financeiros, logística, vendas, recursos humanos e entre outros.
O setor de atuação de um profissional graduado em Administração é um dos mais abrangentes no país, com o foco em ter profissionais capazes de gerenciar efetivamente organizações em um ambiente de negócios em constante mudança. Este profissional tem a média salarial de R$ 3.094,00.
Voltando a falar da graduação na Faculdade, você vai encontrar dentro da Instituição, a Agência de Emprego, que tem como missão ajudar o aluno a:
- Ser inserido no mercado de trabalho logo após a sua capacitação profissional, seja técnica ou superior;
- Ter acesso à formação extracurricular;
- Dar início à sua carreira com habilidades de destaque;
- Ser encaminhado, acompanhado e avaliado em estágios;
- Participar de ciclos de palestras formadoras, o que abre espaços no mercado de trabalho;
- Assistir a workshops e oficinas de capacitação que agregam valor e experiências ao seu histórico profissional;
Fazer visitas pedagógicas orientadas a empresas que oferecem vagas condizentes com os perfis dos nossos alunos.
Agora que vimos sobre onde você pode estudar e como será o curso dentro da rede de ensino Grau, que tal conhecer mais uma área de atuação para quem escolher a área de administração?
Conheça o Comércio Exterior
![caminhão de carga.](https://cms.faculdadegrau.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Conheca-o-Comercio-Exterior-1024x576.png)
O Comércio Exterior é uma ação responsável por gerar fornecimento de vários tipos de serviços, que irão compor empresas de outros países. Ou seja, é uma troca de produtos entre o Brasil e outros países e existem vários procedimentos que são necessários para essa ação ser executada.
Para o Brasil, este tipo de comércio pode significar a estabilidade e o desenvolvimento da economia. Já para as empresas envolvidas neste processo, pode ser o fortalecimento da marca, pois haverá um crescimento das vendas e isso vai gerar o reconhecimento no mercado.
Como falamos, para seguir carreira neste setor, é preciso realizar uma graduação no Curso de Administração. Quando formado, o profissional vai poder atuar realizando as seguintes funções: compra e venda de produtos e serviços para instituições fora do Brasil, estudar, identificar tendências e observar oportunidades de negócios, conduzir e fechar negociações internacionais, podendo atuar no despacho e legislação aduaneira, gestão de logística, entre outras áreas. Quer saber como um profissional administrador se encaixa neste setor? Clique aqui, e confira nosso conteúdo sobre o tema.