Faculdade Grau

O que é gestão de equipes e o papel do Administrador neste processo

Por: Faculdade Grau

13/02/2023

Saiba como um profissional de Administração pode transformar a gestão de equipes de uma organização.

Homem, liderando uma equipe de jovens em uma reunião presencial.

Ir da teoria à prática quando falamos de gestão de equipes não é uma tarefa fácil, nem mesmo para um líder nato.

Garantir uma boa comunicação, fluidez nos processos, bem-estar coletivo e um alinhamento refinado entre expectativa e realidade no trabalho são algumas das responsabilidades de um bom gestor de equipes. Mas, afinal, como garantir que tudo isso aconteça simultaneamente e ainda acumular bons resultados para a empresa?

Se você está cursando uma graduação em Administração ou pretende fazer isso em breve, já deve ter notado que algumas habilidades de um bom gestor de equipes estão intimamente ligadas ao trabalho de um administrador.

Hoje, no Blog da Faculdade Grau, falaremos sobre o que é gestão de equipes, como garantir uma gestão eficiente e de que maneira um profissional bacharelado em Administração pode contribuir com essa tarefa.

Para isso, abordaremos os seguintes tópicos:

Vamos lá?

O que é gestão de equipes?

A gestão de equipes é o conjunto de práticas adotadas por um líder para garantir o melhor desempenho da equipe gerida. Essas práticas envolvem não somente a parte prática do trabalho, mas também a parte relacionada à gestão de pessoas e suas necessidades sócio-afetivas.

Gerir uma equipe é um trabalho que vai desde a otimização dos fluxos de tarefa até a capacidade de motivar emocionalmente um time, extraindo de cada pessoa que faz parte dele o máximo que o seu potencial oferece e ajudando a canalizar suas energias para um bom trabalho.

Colocar tudo isso em prática, no entanto, não é uma atribuição simples e exige, além de uma boa dose de inteligência emocional, um conjunto de conhecimentos técnicos que estão intimamente ligados ao trabalho de um administrador.

Administração e gestão de equipes

Executivo organizando os processos de sua empresa.

Qual é a função fundamental de um bom administrador se não administrar bem o que lhe for exigido?

Um profissional licenciado em administração é um profissional que possui todas as capacidades técnicas para se tornar um bom gestor de equipes. Isso acontece porque uma grande parte das habilidades desenvolvidas durante a graduação são voltadas para as áreas de planejamento estratégico e sistemas e métodos organizacionais.

Além de ter total domínio sobre gerenciamento de fluxos, logística, governança e análise estatística – todas essas disciplinas cursadas durante a graduação –, um bom administrador deve saber se relacionar bem com seus colegas de trabalho.

O relacionamento é um ponto fundamental tanto para uma boa administração de empresas quanto para uma boa gestão de equipes, uma vez que ambos processos passam pela habilidade do profissional responsável de se conectar humanamente com seus colaboradores, criando, assim, uma relação de harmonia que transcende os limites corporativos.

Trabalhar em um ambiente confortável, que acolhe novas ideias, compreende os erros e permite que os colaboradores sintam-se à vontade é imprescindível para uma boa performance profissional.

Já no lado técnico, um bom administrador também sai na frente em diferenciais competitivos, já que é um profissional treinado para otimizar processos e pensar estrategicamente.

Todos os objetivos de uma empresa devem estar dentro do horizonte de objetivos dos seus gestores de equipe e, por isso, esse profissional deve ser 100% engajado não somente com a sua equipe, mas com todo o alto escalão corporativo, compreendendo, assim, os macroprocessos e ganhando uma visão holística de todo o negócio. 

Dentro deste escopo de trabalho estão a delegação de atividades, a estratégia por trás da priorização de determinadas tarefas, a capacidade de compreender, com rapidez, quando algo não está fluindo como deveria etc.

5 habilidades que um gestor de equipes deve possuir

Mulher, em um cago de liderança, a frente de um grupo que está trabalhando em um processo.

Para tangibilizar melhor o que dissemos no capítulo anterior, traremos, agora, uma lista das 5 habilidades comportamentais mais importantes que um gestor de equipe deve possuir e buscar aprimorar de modo constante.

  1. Proatividade

Por ter uma visão mais ampla dos processos que estão sendo conduzidos pela sua equipe, um gestor deve ser capaz de agir antes que alguns problemas apareçam.

Essa proatividade é o que diferencia um bom gestor de um gestor passivo e, muitas vezes, ela pode ser a chave para que determinados entraves não ganhem grandes proporções.

  1. Organização

Seria impossível para um bom gestor conseguir administrar o trabalho de diversas pessoas se ele não fosse, por si só, uma pessoa organizada.

Ser capaz de observar, com clareza, como andam todos os fluxos de trabalho de uma equipe requer uma organização extrema. Só assim será possível, inclusive, avaliar a organização dos outros membros da equipe, ajudando-os a otimizar suas próprias atribuições.

  1. Capacidade de observação

Cada pessoa funciona de uma maneira, organiza-se de uma maneira e aprende de uma maneira. Todas essas diferentes formas de executar um trabalho devem estar claras para um bom gestor de equipes.

Um colaborador de temperamento quente tende a executar tarefas mecânicas com mais rapidez. No entanto, um profissional mais frio e cauteloso pode ser estrategista de mão cheia. Saber conhecer as pessoas, reconhecer essas diferenças e extrair delas o melhor possível é papel de um gestor eficiente.

  1. Saber delegar

Pode parecer óbvio, mas muitos gestores tendem a querer resolver problemas por conta própria para garantir que tudo será feito da melhor maneira.

Essa tendência é muito prejudicial para um profissional cuja atividade fundamental é delegar tarefas a outros profissionais. Saber trabalhar em concordância com a sua equipe é parte desta habilidade, portanto, saber delegar é fundamental!

  1. Calma

Um gestor impaciente, irritadiço e constantemente carrancudo baixa a moral de qualquer time. É absolutamente imprescindível que um bom gestor seja capaz de elevar o humor de toda a equipe começando com as suas próprias atitudes.

Ser sorridente, tranquilo, falar com as pessoas de maneira educada e objetiva são ações que colaboram para que todo o ambiente de trabalho seja melhor, influenciando diretamente no desempenho de todos os colaboradores.

Administração na Faculdade Grau

Garantir um diploma em Administração é o primeiro passo para quem deseja se tornar um profissional da área e atuar no setor de gestão de equipes de uma empresa.

Na Faculdade Grau, a nossa graduação em Administração tem duração de 4 anos, confere uma certificação do tipo Bacharelado e é 100% ministrada na modalidade EAD – ou seja, totalmente remoto!
Estude com mais flexibilidade e qualidade, onde e como você quiser, na Faculdade Grau! Para saber mais sobre o curso, acesse.