O Engenheiro de Produção é o profissional mais versátil de todas as engenharias. Isso porque o seu vasto campo de conhecimento, adquirido durante a graduação, o coloca em uma posição privilegiada quando o assunto são diferentes temas a serem tratados dentro de uma mesma área de atuação.
Se você tem interesse neste assunto e pensa em cursar uma graduação em Engenharia de Produção, fique ligado no blog da Faculdade Grau e confira conosco, em nosso conteúdo de hoje, uma lista de séries que qualquer Engenheiro de Produção vai amar maratonar em casa!
Vamos lá?
Neste conteúdo, você vai encontrar os seguintes tópicos:
Engenharia de Produção: conheça o curso
A origem do curso de Engenharia de Produção remonta ao século XIX, momento em que a chamada Revolução Industrial se consolidava por todo o mundo.
Assim como outros cursos superiores existentes no Brasil, como o de Administração, por exemplo, a graduação em Engenharia de Produção surgiu de uma necessidade econômica: com as indústrias dominando o mercado e se espalhando rapidamente, era preciso desenvolver uma mão de obra que fosse capaz de administrá-las não somente no campo burocrático, mas também no técnico.
Visando criar essa gama de profissionais que uniam habilidades técnicas, mas também capacidade de gestão, surgiu o curso de Engenharia de Produção, baseado em duas grades já existentes: Administração de Empresas e Engenharia Mecânica.
No Brasil, o curso chega somente em 1950, com a chegada das multinacionais. O primeiro curso nacional tomou espaço na Escola Politécnica da USP, em 1957.
O engenheiro mais versátil
É comum ouvirmos dizer que o Engenheiro de Produção é o profissional mais polivalente de todas as engenharias. E é verdade!
Também conhecido como Engenheiro Industrial, principalmente fora do Brasil, este profissional reúne qualificação para gerir diversos setores dentro de uma empresa, principalmente aqueles relacionados ao controle de qualidade e logística, mas também é capaz de lidar com atividades operacionais e práticas, incluindo manuseio de maquinário complexo e sistemas elétricos.
Com relação ao mercado de trabalho, as áreas que acolhem esse profissional vão desde gestão industrial financeira a desenvolvimento de projetos diversos, abarcando implementação, operação, otimização e manutenção de sistemas integrados de produção.
Ou seja, com tantas opções, é claro que o curso de Engenharia de Produção possui uma alta taxa de empregabilidade, além de possuir uma média salarial bastante atrativa. Segundo o site de classificados de empregos Vagas.com, a média nacional de remuneração deste profissional é de R$7.516,00, quase 6x maior que um salário mínimo!
5 séries que um Engenheiro de Produção vai amar assistir!
Mas, além do trabalho, o Engenheiro de Produção também valoriza o seu tempo de descanso, não é mesmo?
Se você é um apaixonado por engenharia, por que não aproveitar seus momentos livres com uma lista de séries para maratonar que têm tudo a ver com a sua paixão?
Fique ligado na lista que preparamos e garanta a pipoca para as suas férias de verão!
Vamos lá?
1. Big Bang Theory

Um apaixonado por engenharia com certeza está mais do que interessado nas descobertas da ciência. E para acompanhá-las de perto, se divirta com as aventuras de Leonard e Sheldon Cooper, dois físicos teóricos e colegas de quarto cujos trabalhos acontecem dentro de uma universidade. Seu grupo de amigos, composto por vários tipos de cientistas, também inclui um astrofísico, uma bióloga e um engenheiro muito curioso chamado Howard Wolowitz.
A série concluída em 12 temporadas está disponível, hoje, no HBO Max.
2. House, M.D.

Ser engenheiro tem tudo a ver com resolver mistérios. E se você não pode viver sem um, o Dr. Gregory House também não! Este médico ranzinza não demonstra o menor afeto pelas pessoas, mas é o maior talento em medicina diagnóstica do Hospital-Escola Plainsboro, de Princeton, Nova Jersey.
Acompanhado por sua equipe, ele resolve os mistérios médicos que nenhum outro médico no país foi capaz, salvando vidas e alcançando cada vez mais sucesso.
A série concluída em 8 temporadas está disponível, hoje, nos streamings HBO Max, Amazon Prime Video e Globoplay.
3. Extreme Engineering (Megaconstruções)

Nesta série televisiva, o engenheiro Danny Foster viaja pelo mundo para bisbilhotar e mostrar para o público os mais incríveis projetos de construção já feitos pelo homem, incluindo pontes super famosas, navios, prédios históricos e o que mais vier.
Os desafios encontrados e expostos por Danny são de encher os olhos de qualquer engenheiro, dos civis aos mecânicos!
A série concluída em 9 temporadas está disponível, hoje, no Discovery+.
4. Modern Marvels (Maravilhas Modernas)

Esta é outra série televisiva que agrada qualquer curioso! Em Maravilhas Modernas, série criada pelo History Channel, você pode descobrir quais foram as maiores criações e avanços tecnológicos da humanidade, bem como quem foram os personagens históricos responsáveis por eles.
Na 21ª temporada, a série pode ser acompanhada no próprio canal a cabo History Channel.
5. Doctor Who

Mais uma série para agradar os engenheiros fãs de ficção científica, Doctor Who conta a história de um viajante do tempo alienígena, o Doutor, que se dedica a resolver os problemas da humanidade e ajudar as pessoas a serem suas melhores versões.
Indo para a 14ª temporada, a série está no ar desde 1963, já tendo exibido 15 atores diferentes como o personagem principal.
Hoje, a série pode ser assistida no Globoplay, mas em 2023 estará no Disney+.
Agora é só aproveitar o tempo livre e relaxar! Ah! E se você quer saber mais sobre o que faz um Engenheiro de Produção, clica no link abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo.